Animação de um desafio comercial com bilhetes de raspar

Animação de um desafio comercial com bilhetes de raspar

20 de dezembro de 2021

O desafio comercial é uma excelente maneira de impulsionar as suas forças de venda e a sua atividade comercial. Não é mais, nem menos, do que uma oportunidade para motivar todos os membros das suas equipas de venda ao oferecer recompensas quando um objetivo é atingido. Diferentes tipos de desafios podem ser organizados. O bilhete de raspar é, aliás, uma ferramenta muito boa para ser explorada durante um desafio de venda.

Como organizar um desafio comercial?

Em poucas palavras, o desafio comercial consiste em organizar uma operação que tem como objetivo estimular as suas equipas de comerciais. Obviamente, para além do aspeto lúdico, trata-se principalmente de aumentar a produtividade da empresa e gerar mais vendas.

O desafio comercial também pode ser considerado como parte integrante da estratégia de uma empresa, não apenas como uma operação pontual. Pode ser implementado de várias maneiras:

  • Pode ser individual, caso em que todos os comerciais de uma mesma empresa competem. Um objetivo é definido, e os melhores são recompensados.
  • Pode ser coletivo, e, neste caso, depende de todas as suas equipas de venda trabalharem juntas para atingir objetivos mensais ou anuais.
  • O desafio comercial pode ser qualitativo: neste caso, não é premiado o número de vendas geradas, mas, por exemplo, a 'qualidade' dos novos clientes obtidos.
  • Pode, naturalmente, ser quantitativo.

Cabe à empresa definir a natureza do desafio comercial que pretende organizar com base nos elementos mencionados anteriormente. Quais são os objetivos? Quantos vencedores? E, obviamente, que recompensas?

Estratégia e objetivos

Um desafio comercial não é construído ao acaso. Na Scratcher, sabemos que as recompensas têm uma importância real, mas o desafio deve ser construído antecipadamente. Deve refletir a imagem da empresa e ser pensado de forma global.

Assim, é fundamental definir bem a sua estratégia antes de se lançar e estabelecer objetivos claros, que também devem ser realistas. O desafio pode envolver os comerciais, mas também pode estender-se a outros colaboradores, como gestores de vendas ou funcionários em contato direto com os clientes.

Escolha das recompensas

Organizar um desafio comercial é bom, mas como falar sobre isso sem mencionar as recompensas? Os bilhetes de raspar, além de serem lúdicos, podem ser uma excelente maneira de tornar o desafio ainda mais interessante.

A recompensa é uma maneira de demonstrar o reconhecimento da empresa para com os seus colaboradores. Então, para aperfeiçoar a organização do desafio, pode-se imaginar a integração do bilhete de raspar como uma ferramenta que conduz às recompensas.

É evidente que a dotação não deve ser definida ao acaso. Pode assumir diversas formas: vales de oferta, bónus ou presentes mais pessoais.

O bilhete de raspar

O bilhete de raspar pode ser integrado de várias maneiras diferentes no desafio. No caso de um desafio coletivo, por exemplo, podem-se imaginar várias recompensas do mesmo valor. Cada comercial que atingiu o objetivo poderá assim descobrir o seu prémio de forma lúdica, através de um bilhete de raspar refletindo as cores da empresa.

No caso de um desafio individual, também se pode usar o bilhete de raspar como uma forma de recompensar outros colaboradores, aqueles que se aproximaram do objetivo sem necessariamente o atingir. Isso pode ser uma forma de lhes oferecer uma forma de recompensa e também impulsionar a sua motivação.

O bilhete de raspar tem a vantagem de ser bastante acessível e não representa gastos significativos para a empresa. Não existem regras estritas a seguir, por isso está aberto a todos. O desafio de vendas da sua empresa será ainda mais divertido e motivador!

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